Começou com 61 jabutis e terminou com cobras e uma onça-pintada. Tudo com um casal suspeito de traficar animais silvestres que atuava no litoral sul do estado de São Paulo. A dupla é reincidente. O inusitado caso ocorreu ontem, 9 de setembro, em Paia Grande e Peruíbe.
A trama envolvendo o casal começou quando uma equipe da Polícia Militar Ambiental, já com informações sobre atividades de tráfico de animais, parou uma van na altura do km 291 da rodovia Padre Manoel da Nobrega, em Praia Grande. Durante a vitória do veículo, foram encontrados os 61 jabutis-piranga (Chelonoidis carbonaria) amontados dentro de uma mala com uma passageira do veículo.
O caso foi encaminhado para o 3º DP de Praia Grande. Os 61 jabutis foram levados para o Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens da Universidade São Judas Tadeu (Ceptas Unimonte), em Cubatão. Pelo fato de a mulher já ter cometido esse tipo de crime, foi solicitado à Justiça um mandado de busca e apreensão para ser realizada uma vistoria na residência dela, em Peruíbe. Equipes da PM Ambiental foram até a casa, no bairro Jardim Somar, onde foram recebidos pelo companheiro da suspeita.
No imóvel, que estava imundo com fezes de animais e forte mau-cheiro, os policiais foram surpreendidos com o que encontraram: havia animais em quase tosos os cômodos, inclusive uma fêmea jovem de onça-pintada (Panthera onca).